domingo, 22 de maio de 2011

Balé Popular de Alcantil


Hoje quando a dança mostra que pode ser um dos "carros chefes" da cultura brasileira, o Balé Popular de Alcantil assume um papel simbólico.

Com o prestigio nacional que vem conquistando, o grupo criado por Erasmo Rafael e Dunga Junior rompe preconceito e abre trilhas para o universo, tão rico quanto ignorado das danças regionais. O Balé Popular de Alcantil toma para si as rédeas de um processo amplo. Se por um lado, estimula a redescoberta, valorizando o reconhecimento das tradições populares também estende suas influencias a vertente da dança contemporânea.

Em meio as fusões culturais amplas, singulares e contraditorias do Brasil, não é mais possivél ser moderno deixando de  lado o que é autenticamente nosso. Em busca de uma identidade capaz de diferencia-la no mundo, a dança brasileira contemporânea também não pode mais excluir ou negar o que lhe é típico.

Por tanto, no contexto de amadurecimento e revitalização que se anuncia a atuação do Balé Popular de Alcantil torna-se fundamental ao longo de sua breve e vigorosa trajetoria de 14 anos, onde provou que pode desfazer conceitos antigos.

Dispostos a transcender o rótulo de Companhia meramente para-folclórica , o elenco do Balé popular de Alcantil esbanja potencial para promover transformações e fertilizar o vocabulário da dança brasileira que, sem estabelecer limites, poderá enfim, celebrar sua grandeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário